1947 - Foi assinada a Carta Sindical para funcionamento do Sindicato do Comércio Varejista de Bagé - Sindilojas.
31 março
30 março
30 de março
29 março
29 de março
1969 - Empossado dom Ângelo Mugnol, o segundo bispo de Bagé.
1970 - Foi criada, em Bagé, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
1979 - Repassado ao Museu Dom Diogo o fragmento lunar, colhido na missão Apollo, da NASA. O objeto fora doado pelo presidente norte-americano, Richard Nixon, ao presidente do Brasil, o bajeense Emílio Garrastazú Médici, em 1973.
Crédito: Felipe Bachtold/Folhapress |
*Matérias publicadas pelos jornais Folha de São Paulo e Zero Hora, além do portal Gizmodo trataram sobre o tema.
28 março
28 de março
1905 - Realizada a primeira exposição agropastoril, dando origem às edições que aconteceram posteriormente.
2001 - Fundado o Rotary Clube de Bagé Pampa.
27 março
27 de março
26 março
26 de março
1916 - Houve a grande festa de inauguração do segundo andar da Santa Casa de Caridade de Bagé, onde passou a funcionar o Hospital de 1ª Classe.
25 março
25 de março
1883 - Após nove anos de construção, era inaugurado o andar térreo da Santa Casa de Caridade de Bagé.
Crédito: Acervo de Getúlio Pereira in Inventário Cultural de Bagé |
* Conforme consta no livro Inventário Cultural de Bagé, de Elizabeth Macedo de Fagundes, José Facundo da Silva Tavares fez a doação de 15 terrenos para a construção do hospital. O Visconde de Serro Alegre, pai de José Facundo, fez a doação de 12 contos de réis para ajudar na obra, sendo oito do próprio bolso e os outros quatro angariados junto a sua família e à comunidade.
Apesar de a pedra fundamental ter sido lançada em 1874, o hospital começou a funcionar em 1870, após ser fundado por Dr. Penna e Dr. Albano de Souza, juntamente com o farmacêutico Serafim dos Santos Souza. Inicialmente, ele funcionava na antiga Rua Santa Bárbara, atual avenida General Osório, no prédio onde fora o Da Maya Espaço Cultural.
24 março
24 de março
1969 - Aprovada a Lei Municipal nº 1.559 que criou o Departamento de Água e Esgoto de Bagé (Daeb).
22 março
22 de março
1975 - O Museu Dom Diogo de Souza foi transferido para o atual prédio.
Crédito: Jornal Minuano |
1997 - A cantora Shakira fez show no Ginásio do Militão, em Bagé, durante a Tour Pies Descalzos. Com ingressos a R$ 15,00, o local ficou lotado.
Matéria veiculada no Jornal do Almoço sobre a apresentação em Bagé
Créditos: RBS TV Bagé e Fã Clube shakirapiesdescalzosbrasil.com
Abaixo, um trecho da entrevista que a locutora da Rádio Calandra FM, Jane Barcelos, fez com a artista colombiana.
21 março
21 de março
2006 - O professor da Universidade da Região da Campanha, Maurílio Carlini, morreu após sofrer um acidente de trânsito. Ele estava em um Omega que caiu em um barranco e capotou na RSC-473.
20 março
20 de março
1992 - Sancionada a lei estadual que cria os municípios de Candiota e Hulha Negra, até então distritos de Bagé.
*O escritor Cláudio de Leão Lemieszek registrou no livro "Governos e Governantes de Bagé 1979/1992 como foi a passagem dessa data.
'No dia 20, em pomposa solenidade do Palácio Piratini, o governador Alceu Collares sancionou a lei que criava mais municípios no Rio Grande do Sul. A Região da Campanha ganhou os municípios de Hulha Negra e Candiota, que haviam feito plebiscito de emancipação em 10 de novembro do ano anterior. No dia seguinte, Candiota realizou sua festa de emancipação, com carreata dos líderes da comissão de emancipação, apresentação de blocos carnavalescos e torneios esportivos'.
19 março
18 março
17 março
17 de março
1869 - Foi denominada de Barão do Amazonas, a antiga rua do Comércio.
1956 - Aconteceu a aula inaugural da Faculdade de Ciências Econômicas de Bagé.
1976 - A Câmara de Vereadores de Bagé passa funcionar em sua terceira sede, nos 7º e 8º andares do Edifício Ibagé, no centro da cidade.
15 março
15 de março
1980 - Inaugurado o centro esportivo do Serviço Social da Industria (SESI), localizado na Avenida General Osório.
Crédito: Foursquare |
1991 - Empossado, como Governador do Rio Grande do Sul, o advogado Alceu Collares, o primeiro bajeense eleito para o cargo.
13 março
13 de março
12 março
12 de março
1950 - Criado, na igreja episcopal, o arcediagado de Bagé, com a posse de seu primeiro titular.
2021 - Faleceu a médica veterinária e professora da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Ana Luíza Cabral Risch. Ela tinha 65 anos e estava hospitalizada na Santa Casa de Caridade, com Covid-19.
11 março
11 de março
1951 - Foi inaugurada a ponte do Valente, sobre o Rio Negro, que hoje é o limite demarcatório de Bagé com Aceguá.
1975 - Morre o comendador Attila Taborda, médico e precursor do ensino superior em Bagé.
10 março
10 de março
1955 - Foi inaugurada a escola salesiano Instituto São Pedro de Educação e Assistência - Ispea.
09 março
09 de março
1990 - Inaugurado o Sindicado dos Funcionários Municipais de Bagé.
2003 - Dom Gílio Felício tornou-se o 4º bispo de Bagé.
08 março
08 de março
1905 - Foi realizada a primeira aula do Colégio Espírito Santo, em prédio provisório, ao lado do atual Hospital Universitário de Bagé, onde havia sido a Estação Telegráfica.
1964 - Inaugurado o novo pavilhão de dois pisos do Hospital São Sebastião, abrigando a maternidade e a pediatria.
07 março
07 de março
1983 - Foi inaugurado o atual quartel da Brigada Militar.
*Cláudio de Leão Lemieszek escreveu, no livro "Governos e Governantes de Bagé 1979/1992", como foi a cerimônia de inauguração.
"No dia 7, Amaral de Souza (Governador do Rio Grande do Sul na época) veio rapidamente à cidade inaugurar o quartel do 3º Esquadrão do 6º Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar e o novo prédio da 1ª Delegacia de Polícia. Foi recepcionado pelo Prefeito (Carlos Sá Azambuja), tendo discursado na ocasião o deputado Camilo Moreira e Amaral de Souza, que fez questão de enfatizar que esta era sua última viagem (como Governador) e a fazia a Bagé como uma homenagem ao seu passado histórico ".
06 março
06 de março
05 março
05 de março
1974 - Durante a última visita de Emílio Garrastazú Médici a Bagé, antes de transmitir o cargo de Presidente da República ao também militar Ernesto Geisel, foram inaugurados, nessa ordem:
- Estação de passageiros do Aeroporto Comandante Kraemer.
Crédito: Infraero |
- Centro Social do Serviço Social da Indústria (SESI).
- Escola Fundação Bradesco.
- Fase II da Usina de Candiota.
- Ginásio Presidente Médici - Militão
Crédito: Jornal Minuano (Antônio Rocha) |
*Cláudio de Leão Lemieszek escreve no livro "Governos e Governantes de Bagé 1964-1978" alguns detalhes sobre a construção e inauguração do local:
"... o momento apoteótico ocorreu à noite com a inauguração do ginásio esportivo coberto, logo apelidado de Militão. Esta obra foi erguida em tempo recorde e foi concluída poucas horas antes de sua inauguração. Para finalizar a construção, foi feito um verdadeiro mutirão com três turmas de trabalhadores funcionando as vinte e quatro horas por dia. Foi necessário recrutar operários em Melo, vizinha cidade uruguaia. Era comum assistir ao Prefeito inspecionando a obra e distribuindo guaraná e sanduíche aos operários em seus intervalos.
Médici chegou ao ginásio que se encontrava lotado dentro e fora, formando um verdadeiro formigueiro humano que o recebeu com palmas, confete, serpentina e uma chuva de pétalas de rosa e hortênsias, enquanto os jovens gritavam 'ele merece'. O espetáculo de inauguração começou com o Hino Nacional executado pelas professoras do IMBA, seguindo-se do coral da professora Gilca Collares, que cantou, entre outras músicas, 'Bagé terra da gente', finalizando com um show acrobático e a exibição do grupo de balé do Instituto de Belas Artes".
04 março
04 de março
2002 - Realizada a primeira aula da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Uergs - na unidade de Bagé.
03 março
03 de março
1970 - Ocorreu a primeira visita do general Emílio Garrastazu Médici a Bagé como Presidente da República. Na ocasião, foram inauguradas a estátua de Silveira Martins e a biblioteca infantil na Praça Carlos Gomes.
Crédito: Ubirajara Cruz |
*Com base no livro "Inventário Cultural de Bagé", de Elizabeth Macedo de Fagundes, a pedra fundamental do monumento à Silveira Martins foi lançada em 1938. Porém, a obra só foi inaugurada 32 anos depois.
**De acordo com o mesmo livro, Silveira Martins nasceu em Aceguá, em 1835. Após formar-se em direito (1856), em sua carreira atuou como juiz, deputado (1862), ministro da fazenda (1878), senador (1880) e presidente do Rio Grande do Sul (1889). Com a Proclamação da República, foi preso e exilado. Morreu em 1901, em Montevideo. Em 1920, seus restos mortais foram depositados na Igreja de São Sebastião, no centro de Bagé.
1990 - Fundado o Sindicato dos Municipários de Bagé, o Simba.
02 março
02 de março
1904 - Feita a primeira aula do Colégio Auxiliadora, em prédio alugado na rua 3 de fevereiro (atual Flores da Cunha), de propriedade de Adelaide Galibern dos Santos (onde, posteriormente, funcionou a extinta Escola Melanie Granier).
*Segundo escreveu Elizabeth Macedo de Fagundes, na obra "Inventário Cultural de Bagé", um grupo de padres salesianos vindos do Uruguai chegou em Bagé no dia 15 de fevereiro de 1904. Eles vieram com a intenção de fundar uma escola na cidade, atendendo a um convite do Vigário Cônego João Ignácio Bittencourt.
Conforme a autora, a comissão que iniciou as tratativas da instalação da unidade salesiana era formada, além do Cônego João Ignácio Bittencourt, pelo Intendente Municipal José Octávio Gonçalves e sua esposa, Carolina Netto Gonçalves, Favorino Mércio Pereira, Bonifácio da Silva Tavares, Cândido Tavares Bastos, Henrique José de Magalhães, Silvano Faustino Corrêa e Plácido Silveira.
Participaram do ato que marcou a aula inaugural os Padres Miguel Rua, superior salesiano no Brasil, e José Gamba, inspetor salesiano no Uruguai e Paraguai. A direção da escola ficou a cargo do padre uruguaio André Dell Occa, que ocupou o cargo até 1907, reassumindo o posto entre os anos de 1909 e 1911.
Por ser muito amigo dos religiosos, o coronel José Octávio Gonçalves fez a doação do terreno onde, posteriormente, foi erguida a sede do Colégio Auxiliadora.
01 março
01 de março
1967 - Realizada a primeira aula da Faculdade de Direito de Bagé.
1972 - Ocorreu a primeira Semana Crioula de Bagé.
* No livro "Governos e Governantes de Bagé 1964-1978", Cláudio de Leão Lemieszek relata que o evento iniciou com uma missa crioula comandada pelo padre Fredolin Brauner. Durante a festividade, foram realizados concursos de declamação, gaita, dança, trovas, laço, gineteadas, desfiles etc. A primeira prenda, segundo consta na obra, foi Fanny Beatriz Siqueira.
** Mais detalhes e informações sobre a história, o surgimento e o detalhamento das edições da festa campeira em Bagé podem ser encontrados no livro "A Semana Crioula de Bagé", escrito por Cláudio Antunes Boucinha e Cláudio de Leão Lemieszek.
Assinar:
Postagens (Atom)