1904 - Feita a primeira aula do Colégio Auxiliadora, em prédio alugado na rua 3 de fevereiro (atual Flores da Cunha), de propriedade de Adelaide Galibern dos Santos (onde, posteriormente, funcionou a extinta Escola Melanie Granier).
*Segundo escreveu Elizabeth Macedo de Fagundes, na obra "Inventário Cultural de Bagé", um grupo de padres salesianos vindos do Uruguai chegou em Bagé no dia 15 de fevereiro de 1904. Eles vieram com a intenção de fundar uma escola na cidade, atendendo a um convite do Vigário Cônego João Ignácio Bittencourt.
Conforme a autora, a comissão que iniciou as tratativas da instalação da unidade salesiana era formada, além do Cônego João Ignácio Bittencourt, pelo Intendente Municipal José Octávio Gonçalves e sua esposa, Carolina Netto Gonçalves, Favorino Mércio Pereira, Bonifácio da Silva Tavares, Cândido Tavares Bastos, Henrique José de Magalhães, Silvano Faustino Corrêa e Plácido Silveira.
Participaram do ato que marcou a aula inaugural os Padres Miguel Rua, superior salesiano no Brasil, e José Gamba, inspetor salesiano no Uruguai e Paraguai. A direção da escola ficou a cargo do padre uruguaio André Dell Occa, que ocupou o cargo até 1907, reassumindo o posto entre os anos de 1909 e 1911.
Por ser muito amigo dos religiosos, o coronel José Octávio Gonçalves fez a doação do terreno onde, posteriormente, foi erguida a sede do Colégio Auxiliadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário