1870 - Foi fundada a Sociedade Portuguesa de Beneficência de Bagé.
Desde 1975, prédio abriga o Museu Dom Diogo de Souza |
*De acordo com o livro "Inventário Cultural de Bagé", de Elizabeth Macedo de Fagundes, a primeira diretoria da entidade era formada por:
Presidente - Joaquim da Costa Guimarães
Vice-Presidente - Francisco Leopoldino da Costa Cabral
Secretário - João Maria Peixoto
Tesoureiro - João Pereira Mendonça Lima
O terreno onde foi construída a sociedade foi doado pela província e a pedra fundamental foi lançada em 09 de julho de 1871. Em 1875, o vice-presidente da província, João Simões Lopes, fez a doação de um terreno que ficava ao lado do primeiro bloco. Com isso, a construção só foi concluída em 27 de novembro de 1878.
1881 - Segundo informação do jornal Correio do Povo, teve início a construção da estrada de ferro de Rio Grande a Bagé.
1909 - Telegrama publicado no jornal Correio do Povo destacava o sucesso de evento beneficente da cidade.
Reprodução: Jornal Correio do Povo, 27/11/2009 |
1915 - Noticiado no jornal Correio do Povo o encerramento temporário e repentino de uma das maiores empresas da cidade.
Reprodução: Jornal Correio do Povo, 27/11/2015 |
1927 - Houve a inauguração da segunda filial do Banrisul do interior do Estado.
*Esta informação publicada no Diário da Rainha difere da apresentada pelo próprio site do Banrisul, em que a autorização para o início das atividades do banco só ocorreu a partir de 12 de setembro de 1928.
1980 - Foi inaugurado o conjunto habitacional Scyla Médici, primeira cooperativa habitacional de Bagé.
Empreendimento fica na Avenida Padre Abílio Sponchiado Crédito: Site iCasa Imóveis Bagé |
2000 - Durante sessão realizada na Câmara de Vereadores, o deputado federal do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Fernando Mainardi, prefeito eleito, fez o anúncio dos nomes que iriam fazer parte do secretariado municipal.
- Estefania Damboriarena (Planejamento)
- Luis Colombo (Educação)
- Volmir Silveira (Atividades Urbanas)
- Vera Ianzer (Administração e Recursos Humanos)
- Nadia La-Bella (Cultura)
- Aroldo Barcellos (Água e Esgoto)
- Jerônimo de Oliveira Junior (Desenvolvimento Econômico)
- Rosane Oliveira Silveira (Saúde e Meio Ambiente)
2005
- Um casal foi encontrado morto, dentro de casa, na Rua Bernardo Martins Lopes, na Vila Gaúcha. Por volta das 08h, os familiares da vítima haviam ligado para o telefone dela e ninguém atendeu. Desconfiado, pois na noite anterior o casal havia ido às festas das empresas em que trabalhavam, o pai foi até a casa dela e arrombou a porta, encontrando os corpos no chão da sala. A esposa, de 28 anos, apresentava sinais de três tiros na cabeça. O marido, de 33 anos, também levou um tiro na cabeça. Junto aos corpos, estava o revólver utilizado no crime com quatro cápsulas deflagradas, o que, para a Polícia, evidenciava um crime de homicídio, seguido de suicídio.
- No começo da tarde foi encontrado o corpo de uma professora, identificada como Lídia Mara Ribeiro Cozzani, de 22 anos, moradora no Bairro Santa Cecília. Ela foi morta com uma facada no pescoço. Testemunhas disseram à polícia que, por volta das 02h, ela teria ido com o namorado a um baile. Já o rapaz, um trabalhador rural de 21 anos, afirmou que a namorada teria ido antes, em um táxi, e que depois não encontrou mais a vítima.
2008 - Um acidente de trânsito deixou três vítimas fatais. Por volta das 03h40min, um Renault Clio, conduzido por Glauco Felipe Meireles Ferreira Trindade, de 22 anos, bateu contra uma casa desocupada. O acidente ocorreu depois que ele perdeu o controle do carro ao entrar em uma rótula, na avenida Santa Tecla, na entrada da cidade. Com o impacto, duas outras ocupantes do veículo, identificadas como Eliane Abreu Gomes, de 43 anos, e a filha dela, Tais Abreu Gomes, de 21 anos, tiveram morte instantânea. O condutor foi socorrido e encaminhado ao Pronto Socorro, mas não resistiu aos ferimentos.
Reprodução: Jornal Correio do Povo, 28/11/2008 |
2009 - Em razão das fortes chuvas que caíram causando enchente em alguns pontos da cidade, a Festa Internacional do Churrasco acabou cancelada. Porém, o festival Canto Sem Fronteira foi mantido, sendo realizado no Largo do Centro Administrativo, com finalidade beneficente. A música vencedora do evento foi "De Mate, Tempo e Saudade", com letra de Luís Godinho, música de Nelcy Vargas e interpretação de Eraci Rocha e Robledo Martins. Durante as apresentações, foi feita a coleta de alimentos e produtos de higiene e limpeza que serão destinados as mais de 500 pessoas atingidas pela cheia do arroio Bagé.
2010 - O grupo de teatro Oigalê apresentou, na Praça Silveira Martins, a peça "Negrinho do Pastoreio".
2011 - Um homem foi preso pela Polícia Civil próximo ao Presídio Regional. Ele foi identificado como Mãozinha, integrante da gangue dos Bala na Cara, de Porto Alegre. Ele estava em liberdade condicional e, segundo as autoridades, estaria levando drogas de Porto Alegre para Bagé de ônibus. Além dele, outras três pessoas foram presas e apreendidas 50 pedras de crack, dinheiro, três celulares e um relógio.