1892 - Aconteceu a a posse do 1º Conselho Municipal de Bagé (Vereadores) sob a presidência de Antônio Augusto de Oliveira.
*No livro "Inventário Cultural de Bagé", de Elizabeth Macedo de Fagundes, a autora traz a lista dos integrantes que fizeram parte do Conselho Municipal. Além de Antônio Augusto de Oliveira, também estiveram presentes:
- Arthur da Silva Lopes
- João Inocêncio Etchegoyn
- João Antônio Damé
- Belisário Sarmento
- Severino Simões Franco
- João Sidônio Correia
1911 - Jornal Correio do Povo destacava possibilidade de construção de uma estrada de ferro.
Dizem de Montevidéo que o engenheiro João Storm pediu concessão ao governo uruguayo para construir estrada de ferro ligando a cidade uruguaya de Mello a Bagé.
*Foi mantida a grafia da época.
1914 - Era destaque no jornal Correio do Povo os esforços para evitar que Bagé ficasse em luz elétrica.
Reprodução: Jornal Correio do Povo, 08/08/2014 |
1917 - Duas notícias sobre Bagé ganhavam as páginas do Correio do Povo.
Reprodução: Jornal Correio do Povo, 08/08/2017 |
2001- A família do pintor Carlos Scliar, um dos fundadores do chamado Grupo de Bagé, fez a doação de 17 gravuras à Prefeitura. As obras foram criadas em comemoração aos 500 Anos do Descobrimento do Brasil. A entrega ocorreu durante as comemorações do aniversário da cidade, em 17 de julho.
Reprodução: Jornal Correio do Povo, 08/08/2001 |
2003 - Técnicos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos fizeram uma visita à Inspetoria Veterinária para conhecer as condições sanitárias, processos de comercialização de animais e fiscalização do trânsito de bovinos na região. Além de Bagé, os profissionais norte-americanos também estiveram em Uruguaiana e Alegrete e fariam uma visita a Brasília.
2011 - Reportagem do jornal Correio do Povo, feita pelo jornalista Chico Izidro, relatava a rotina de paratletas, como, por exemplo, a do bajeense Eraldo Rocha.
*0 halterofilista nascido em Bagé teve poliomielite aos três meses de idade. "Mesmo assim, nunca me trataram diferente. Só fui sentir o preconceito aos 10 anos, no colégio, quando me chamaram de aleijado', recorda. "Foi muito estranho, pois eu nunca havia pensado na minha deficiência" diz EraIdo.
Batalhador da causa dos portadores de necessidades especiais, em 2001 ele decidiu cavalgar de Bagé a Brasilia para levar uma carta de reivindicações ao então presidente da República Fernando Henrique Cardoso.
Quando preparava-se para sair da cidade, o milionário norte-americano Steve Fosset caiu com um balão em Bagé e o início de sua jornada foi ofuscado. Teimoso, decidiu se deslocar pelo menos até Porto Alegre e conversar com o então governador Olívio Dutra. Avisou a Imprensa, que lhe garantiu cobertura total.
No dia em que chegou a Capital, não encontrou ninguém. Era 11 de setembro e o mundo estava focado no atentado que derrubou as Torres Gêmeas em Nova Iorque. "Sou um azarado'', diverte-se. Mas a adjetivo não e aplicado à sua condição física. Pelo contrário. Na vida profissional e amorosa, ele se considera um felizardo. É mecânico concursado de uma estatal de pecuária e casado pela segunda vez, tendo quatro filhos. E mesmo com as dificuldades físicas, ainda joga futebol. "Tudo normal'', afirma.
2013 - Por recomendação do Ministério Público, a Escola Estadual Justino Costa Quintana foi interditada em função das precárias condições estruturais e de manutenção.
2014 - A cantora e atriz bajeense Jessilena Etcheverry fazia show em Porto Alegre com o espetáculo "Tem Branca no Samba". No repertório, canções de artistas como Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes, Leci Brandão entre outros grandes nomes do samba nacional.
Reprodução: Jornal Correio do Povo, 08/08/2014 |
2018 - Sancionada a Lei Municipal nº 5.938 que dá o nome de Luís Simão Kalil à Unidade Básica de Saúde, localizada no bairro Ivone.