1815 - Criação da "Freguesia de São Sebastião de Bagé", por Dom João VI.
*Conforme Elizabeth Macedo de Fagundes, na obra "Inventário Cultural de Bagé", por falta de comunicação, a população não ficou sabendo da criação e pediu a elevação à condição de Capela Curada, em 1818.
1912 - Jornal Correio do Povo dava destaque ao enterro de senador em Pelotas.
Reprodução: Jornal Correio do Povo, 13/09/2012 |
1986 - Criação da União Bajeense de Associação de Moradores (Ubam).
1998
- Noticia publicada no jornal Correio do Povo destacava que Bagé era a cidade com maior média de mortalidade infantil no estado, com 27 óbitos para cada mil crianças, índice quase idêntico ao da década de 1970 e bem superior a média estadual, que era de 16 óbitos para cada mil crianças.
- A chegada de 130 cavalarianos que vieram de Piratini conduzindo a chama crioula marcou a abertura da Semana Farrroupilha na cidade. O prefeito Carlos Azambuja acendeu a centelha, na Praça das Carretas.
1999 - A música "Tropeada para Bagé" foi escolhida a canção mais popular da VII Estância da Canção Gaúcha, realizada em São Gabriel.
2000 - A Polícia Civil investigava a identidade de uma criança de 20 dias que foi encontrada morta, nos fundo do Campo do Ferro. Além disso, autoridades também buscavam identificar quem foi a pessoa responsável pelo abandono do corpo.
2001 - Funcionários da Inspetoria Veterinária foram impedidos por produtores rurais de entrarem na localidade das Palmas. Os fiscais buscavam preencher um questionário com 40 perguntas cujas respostas seriam usadas em um programa de computador elaborado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) dentro do processo de informatização da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA). Um dos representantes dos produtores rurais, Antenor Teixeira, disse ao jornal Correio do Povo que a Inspetoria já tinha as informações que precisava e não via motivos para a adoção desse procedimento.
2003 - A Praça das Carretas foi palco da abertura oficial dos festejos Farroupilhas na cidade. Durante o evento, foram hasteadas bandeiras e houve o acendimento da Chama Crioula, seguido de apresentações da banda do Exército e da invernada artística do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) do Clube Caixeiral.
2004 - O engenheiro agrônomo bajeense, Amaro Dias Robaina, tomou posse como diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
2005 - Cinco mulheres estavam entre o grupo de 22 cavalarianos que chegaram em Bagé trazendo a centelha da Chama Crioula direto de Viamão. O grupo percorreu 550 quilômetros em 14 dias, passando por Porto Alegre, Guaíba, Barra do Ribeiro, Tapes, Arambaré, entre outras cidades. O percurso contou com apoio de um caminhão para transporte dos mantimentos, material de cozinha, objetos pessoais e ração para os 40 animais utilizados, totalizando um custo de R$ 20 mil reais obtidos pela Associação dos Cavaleiros e Cavaleiras da Rainha da Fronteira através de promoções e atividades desenvolvidas ao longo do ano.
2008
- O Parque do Gaúcho foi o novo local escolhido para concentração dos piquetes e Centro de Tradições Gaúchas (CTGs) durante a Semana Farroupilha. Foi lá que um grupo de cavaleiros que trouxe a Chama Crioula, direto de São Leopoldo, se reuniu para acender a centelha farroupilha.
- O amanhecer foi gelado em Bagé com temperatura mínima de 1,8ºC durante a madrugada.
2010
- Teve início a programação da Semana Farroupilha com a chegada dos 14 cavalarianos que saíram de Itaqui, dia 30 de agosto, conduzindo a Chama Crioula. Evento foi realizado no Parque do Gaúcho que concentrou as atividades dos festejos farroupilha.
- A cidade recebia a exposição "Ficções da Imagem", apresentada pela Fundação Cultural e Assistencial ECarta, de Porto Alegre. O evento, realizado na Casa de Cultura Pedro Wayne, fez parte do Programa Cultural Itinerante que já havia passado por cidades como Novo Hamburgo e Arroio do Meio. A mostra reuniu trabalhos dos artistas Helena Martins Costa, Jorge Soledar, Rommulo Vieira Conceição e Vilma Sonáglio que revelavam a ambiguidade entre o registro fotográfico e a realidade.
Reprodução: Jornal Correio do Povo, 13/09/2010 |
2012
- O poeta bajeense Luiz Coronel foi escolhido como patrono da 58ª Feira do Livro de Porto Alegre.
- Uma ação da Polícia Civil libertou 15 cães e sete gatos que eram mantidos em cativeiro em uma casa no centro da cidade. Os animais viviam em condições precárias, com muita sujeira de excrementos no chão e pouco espaço físico para convivência. Conforme relato da delegada Juliana Garrastazú ao jornal Correio do Povo, o responsável pelo local, um homem de 63 anos, prestou depoimento, sendo liberado para responder o processo em liberdade, sendo que ele deverá ser submetido a uma avaliação psiquiátrica. Os animais foram recolhidos pelo Núcleo Bajeense de Proteção aos Animais (NBPA).
Reprodução: Jornal Correio do Povo, 14/09/2012