1915 - Notícia publicada no jornal Correio do Povo relatava a instalação de serviço telefônico na cidade.
Reprodução: Jornal Correio do Povo, 12/11/2015 |
1966 - Bagé foi escolhida por cientistas e estudiosos como o melhor posto de observação do último eclipse do sol do século no continente.
*Conforme publicação do jornalista Mário Lopes, no jornal Folha do Sul, aproximadamente 500 pessoas de todo o mundo vieram até a cidade para observar o fenômeno solar.
** No livro "Governos e Governantes de Bagé 1964-1978", Cláudio de Leão Lemieszek escreve que "o destaque maior, com ampla repercussão internacional, ficou por conta do eclipse do sol ocorrido no dia 12 de novembro, fenômeno raro pela singularidade de ser um eclipse total do sol pelo período de um minuto e poucos segundos. Sendo Bagé a cidade no mundo inteiro a oferecer a localização mais privilegiada para a observação, quase uma centena de cientistas de vários países para lá acorreram com uma verdadeira parafernália de equipamentos".
O autor complementa escrevendo que "no dia do eclipse, o tempo foi esplêndido, e todas as experiências alcançaram pleno êxito. A cidade foi sacudida por uma massa de turistas jamais vista, calculada em mais de dez mil pessoas, ocasionando congestionamento no trânsito, falta de acomodações, de restaurantes e principalmente filas para compra de óculos e protetores. O eclipse foi um verdadeiro sucesso, gerando até piadas com expressões do movimento da jovem guarda: 'sabe o que a lua disse quando o sol se aproximou: és uma brasa mora'".
1982 - Foi inaugurado o Calçadão, denominado de área central de lazer Ney Azambuja.
Crédito: Google Street View |
*Cláudio de Leão Lemieszek escreveu uma passagem interessante em seu livro "Governos e Governantes de Bagé 1979/1992" sobre a inauguração do Calçadão: "Durante a solenidade, acidental ou intencionalmente, justo quando discursavam Camilo Moreira, Azambuja e outros políticos, passava pela Avenida Sete de Setembro, no local do Calçadão, a carretada de Alceu Collares. Podia ser uma provocação, mas o comportamento dos dois maiores políticos daquele momento demonstrou a maneira limpa e séria dos bageenses em fazer política. Carlos Azambuja afastou-se do local em que se encontrava presidindo a cerimônia, e foi ao encontro de Collares cumprimentá-lo. O povo, que não era pequeno, gostou e aplaudiu os dois políticos".
2001 - A Escola Estadual Frei Plácido, localizada na avenida Tupy Silveira, foi escolhida como sede do campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) na região.
2002 - Dólar era cotado a R$ 3,51.
2003 - Com ventos de quase 90 km/h, um temporal atingiu a cidade durante a madrugada. Ao menos seis casas ficaram destelhadas. A cobertura do Ginásio do Militão também foi danificada. A estrutura da Feira do Livro que estava sendo montada na Praça de Esportes não suportou as rajadas e veio abaixo. Além disso, vários consumidores ficaram sem energia elétrica depois que galhos e árvores caíram na rede da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).
Reprodução: Jornal Correio do Povo, 13/11/2003 |
2004 - Promovida pela Prefeitura, era realizada a 4ª Semana da Consciência Negra voltada a discutir questões como exclusão sociorracial e o preconceito.
2007 - Cidade registrava 27 casos confirmados de rubéola e outras 50 notificações de suspeitos. Para conter o avanço da doença, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a 7ª Coordenadoria Regional de Saúde disponibilizaram 20 mil doses de vacina nos postos de saúde para vacinar pessoas com até 49 anos de idade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário