10 novembro

10 de novembro

1932 - Foi inaugurada a Loja Maçônica Sigilo nº 14.

Sede atual foi construída nos anos 1950
Fonte: Google Street View

*De acordo com o jornalista Mário Lopes, em uma publicação no jornal Folha do Sul, Athalicio Pithan foi o responsável por presidir a primeira reunião, ocorrida no salão de festas da Igreja Episcopal. Segundo Lopes, o primeiro templo funcionava em um sobrado na esquina da rua Monsenhor Constábile Hipólito onde depois foi construído o edifício Salim Kalil. Com o crescimento, a loja funcionou até 1953 na rua Barão do Triunfo. Depois, mudou-se para sua sede própria na avenida General Osório 1475, na gestão de Goar Odix Duarte.

1979 - Aconteceu a inauguração da sede local do Sesc - Serviço Social do Comércio.

Amplo prédio está localizado na rua Barão do Triunfo, no centro da cidade
Crédito: Google Street View

* Em publicação no jornal Folha do Sul, o jornalista Mário Lopes destaca que o prédio recebeu o nome de Francisco Lopes Meirelles, bajeense que por mais de 30 anos foi diretor-geral do órgão.

1991 - Foi efetivada a realização da consulta popular para emancipação dos distritos de Bagé.

2000
  • Organizado pelo Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) da Região da Campanha, teve início o 2º Seminário Regional de Desenvolvimento da Campanha. A abertura do evento contou com a participação do vice-governador do Estado, Miguel Rosseto.
  • Agentes da Polícia Civil prenderam Marco Aurélio Xavier Dutra, de 23 anos. Ele era acusado de assaltar motoristas de taxi na cidade. Após ser reconhecido por algumas vítimas, ele foi encaminhado ao Presídio Regional.
2001 - Bagé foi sede da 10ª Conferência Estadual da Reforma Agrária que contou com a presença de representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e dos Sindicatos Rurais da região da Campanha.

2003 - Após uma denúncia anônima, a Brigada Militar foi informada que cinco assaltantes chegaram a Bagé em um ônibus de linha vindo de Santana do Livramento. Logo depois que o grupo desceu na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), os policiais chegaram ao local e foram recebidos a tiros, sendo que um soldado acabou ferido. Os bandidos renderam os brigadianos e fugiram em uma viatura, levando uma pistola e um revólver dos policiais. Outra viatura chegou para dar reforço e começou uma perseguição que resultou com um assaltante morto e outros dois foram presos. Outros dois criminosos fugiram depois de roubarem dois automóveis. 
Reprodução: Jornal Correio do Povo, 11/11/2003

2005 - Duas mulheres homossexuais de Bagé tiveram o direito garantido à adoção de duas crianças, irmãos, um de dois anos e outro de três anos. A decisão foi do juiz da Vara da Infância e da Juventude de Bagé, Marcos Danilo Edon Franco. Uma delas já era a responsável pela criação desde o nascimento das duas crianças. Segundo notícia publicada no jornal Correio do Povo, ao conceder o direito, o juiz considerou a excelente criação e ambiente de afeto em que vivem as crianças, além de que as adotantes são pessoas de instrução superior e estáveis economicamente. O Ministério Público recorreu da decisão ao Tribunal de Justiça do Estado. 

2007
  • A Igreja Nossa Senhora Auxiliadora foi palco de um casamento comunitário que contou com a participação de 26 casais, muitos deles já com filhos e netos. As noivas foram conduzidas até a igreja em carros antigos. Posteriormente, houve recepção para mais mil convidados e familiares no CTG Prenda Minha. A professora Sônia Leite, organizadora do evento, relatou ao jornal Correio do Povo que só foi possível realizar a festa graças ao apoio de empresas e profissionais liberais. 
  • A Rádio Guaíba transmitiu, direto de Bagé, o programa Correio Rural. A atração abordou as repercussões do 1º Encontro de Criadores de Gado em Pastagem Natural nos Pampas.
2015 - Temporal que atingiu Bagé deixou vários pontos de destruição em diferente pontos da cidade. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as rajadas de vento atingiram 144 km/h e acabaram derrubando a estrutura de uma cerealista no interior do município. A queda de postes e de árvores deixou 1,2 mil pontos sem energia elétrica.
Reprodução: Jornal Correio do Povo, 11/11/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário