30 outubro

30 de outubro

1910 - Telegrama publicado no jornal Correio do Povo informava a presença de um fenômeno natural passageiro na cidade.
Reprodução: Jornal Correio do Povo, 30/10/2010

1919 - Jornal Correio do Povo publicou telegrama sobre a mobilização para reconstrução de teatro da cidade.
Reprodução: Jornal Correio do Povo, 30/10/2019

1950 - Foi inaugurada a Vila Vicentina, na zona norte da cidade.

Apartamentos e capela permanecem em funcionamento
Crédito: Site Jornal Boa Vista

*Segundo a escritora Elizabeth Macedo de Fagundes, as obras para a construção da Vila Vicentina começaram em setembro de 1948. O idealizador do plano foi o Dr. Attila Taborda. O projeto dos primeiros 30 apartamentos foi feito por Rui Souza Pinto, enquanto a capela foi projetada por Henrique Tobal, de acordo com informações da arquiteta Magali Gonçalves publicadas no livro "Inventário Cultural de Bagé".

1969 - Em Brasília, o general bajeense Emílio Garrastazu Médici assumiu a Presidência da República.

Bajeense comandou o país por quase cinco anos
Crédito: Wikipedia
*De acordo com o livro "Inventário Cultural de Bagé", escrito por Elizabeth Macedo de Fagundes, Emílio nasceu em Bagé em 04 de dezembro de 1905. A partir de 1918, cursou o Colégio Militar, em Porto Alegre, até o ano de 1922. 
Ingressou na carreira militar em 1924, na Escola de Realengo. Como militar, participou da Revolução de 1930, quando integrava o 12º RCI em Bagé, e a Revolução de 1964, quando atuava como comandante da Escola de Cadetes.
Entre 1964 e 1966, atuou como Delegado Brasileiro da Junta Americana de Defesa e na comissão mista Brasil-EUA, comissões exercidas em Washington, nos Estados Unidos.
Em 1969, tornou-se General de Exército. Atuou como comandante da Academia Militar de Agulhas Negras e da 3ª Região Militar e do III Exército. Por ser um dos principais assessores do Presidente Costa e Silva, ocupou a chefia do Serviço Nacional de Inteligência.
Após assumir a Presidência em 1969, Médici ocupou o cargo até março de 1974.

*Abaixo, um vídeo que mostra os detalhes da posse do 28º Presidente da República


1998 - Uma ação conjunta da Polícia Federal de Bagé com agentes da Polícia Federal de Jaguarão apreendeu, em Aceguá, R$ 1,2 milhão em cédulas falsas de R$ 50,00. As notas estavam em uma propriedade usara em períodos de veraneio e eram produzidas por uma quadrilha internacional composta por brasileiros, uruguaios e palestinos.

2001 - O péssimo estado de conservação da BR-153, no trecho entre Bagé e Aceguá, foi motivo de constantes reclamações por moradores das duas cidades. Em função disso, a prefeitura, a Câmara de Vereadores e a Associação Comercial de Aceguá enviaram um ofício ao Ministério dos Transportes solicitando providencias para resolver o problema. Em resposta, o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) informou que não seria possível realizar a obra no ano de 2001 devido à falta de recursos. 
Reprodução: Jornal Correio do Povo, 30/10/2001

2003 - Três técnicos da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) foram chamados com urgência para virem de Pelotas a Bagé para fixar uma torre de 15 metros de altura, localizada no bairro São Judas. Isso ocorreu porque foram retirados os parafusos da parte inferior da estrutura, o que poderia gerar a queda da estrutura. Sérgio Abreu, gerente regional da CEEE, em entrevista ao jornal Correio do Povo, disse que acreditava que os responsáveis pelo ato tinham a intenção de derrubar a torre para furtar os cabos de abastecimento.
Reprodução: Jornal Correio do Povo, 31/10/2003

2006 - Após uma reunião da diretoria da Associação/Sindicato Rural de Bagé com representantes dos núcleos de raças, criadores e escritórios agropecuários, foi lançada a 95ª Expofeira, prevista para acontecer em outubro de 2007.

2012 - Dentro do mês em que comemorava 117 anos de fundação, o jornal Correio do Povo publicou um texto escrito pelo ex-prefeito de Bagé, Antonio Pires, em que ele destacava como foram os primeiros contatos dele com o jornal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário