20 setembro

20 de setembro

1904 - Fundação da Associação Rural de Bagé.

*A escritora Elizabeth Macedo de Fagundes, no livro "Inventário Cultural de Bagé", escreve que, conforme consta no livro "Apontamentos históricos e estatísticos de Bagé", de Jorge Reis, a Associação Rural de Bagé foi fundada, conforme ata registrada aos vinte dias do mês de setembro de 1904, às dez horas da manhã, no Salão do Congresso Familiar (onde fincou o extinto banco HSBC, na Avenida Sete de Setembro), tendo como primeira diretoria:

DIRETORIA
Presidente: Emilio Guilayn
1º Vice Presidente: José Francisco de Freitas
2º Vice Presidente: Francisco de Paula Sá
Secretário: Dr. Júlio da Costa Cabral
Tesoureiro: Antônio Magalhães
Suplente: Antônio Luiz Ratto

COMISSÃO DISCAL
Orlando Brasil
Vicente Lucas de Lima
Doutor Saturnino de Arruda

SUPLENTES
Anaurelino Corrêa de Barros 
Antônio Maria Martins
Pedro Cândido Barreto de Borba

1912 - Era destaque no jornal Correio do Povo a reunião que seria realizada para tratar de uma importante obra da cidade.
Reprodução: Jornal Correio do Povo, 20/09/2012

1914
  • Jornal Correio do Povo destacava a entrada em circulação do jornal Correio do Sul.
    Reprodução: Jornal Correio do Povo, 20/09/2014
  • Fundação do Correio do Sul, jornal diário que circulou por mais de 90 anos.
Capa de fevereiro de 1982
Crédito:  Blog Núcleo de Pesquisas Históricas de Candiota 

*Conforme registro no livro "Inventário Cultural de Bagé", de Elizabeth Macedo de Fagundes, o jornal encerrou suas atividades em 31 de dezembro de 2008.

1917 - Investimento local ganhou repercussão na mídia estadual.
Reprodução: Jornal Correio do Povo, 20/09/2017

1956 - Inauguração do Museu Dom Diogo de Souza, em sede provisória na Vila Vicentina.

*No livro "Inventário Cultural de Bagé", escrito por Elizabeth Macedo de Fagundes, consta que a ideia do museu partiu do historiador Tarcisio Taborda. Consta na obra que quando Tarcisio era vereador começou a fazer o recolhimento dos materiais doados para o acervo. O museu funcionou na Vila Vicentina até 22 de março de 1975, quando se transferiu para o prédio da Sociedade Portuguesa. 

1999 - Aproximadamente 2.500 cavaleiros de 40 entidades tradicionalistas participaram do Desfile Farroupilha, que teve início na avenida Santa Tecla, passando pelas avenidas Presidente Vargas e Sete de Setembro. A atividade foi aberta pelo prefeito Carlos Azambuja que desfilou devidamente pilchado.

2000 - Por volta das 20h40min, um forte temporal atingiu a cidade. Em função dos ventos, houve quedas de árvores que atingiram a fiação elétrica, deixando a cidade totalmente sem luz a partir das 21h. As rajadas eram tão fortes que um dos muros do estádio Antônio Magalhães Rossel, do Guarany, caiu. De acordo com a Defesa Civil, 360 casas foram destelhadas e outras 15 foram destruídas, deixando 1.400 pessoas desalojadas e 28 desabrigadas.
Reprodução: Jornal Correio do Povo, 22/09/2000

2001 - A avenida Sete de Setembro ficou lotada para acompanhar o Desfile Farroupilha que reuniu 2.200 cavalarianos de 60 centros e piquetes de tradições gaúchas. Um dos destaques foi a participação de Glória Fagundes, de 99 anos, que desfilou em uma charrete do Piquete Tradições Gaúchas Rodeio dos Plátanos.
Reprodução: Jornal Correio do Povo, 21/09/2001

2003
  • Dólar era cotado a R$ 2,90.
  • Pela primeira vez na história, o Desfile Farroupilha de Bagé contou com a participação de um bispo de Igreja Católica, Dom Gílio Felício. 
    Bispo conduziu bandeira do CTG Prenda Minha
    Reprodução: Jornal Correio do Povo, 21/09/2003

2007
  • Coube ao bispo de Bagé, Dom Gílio Felício, o único bispo negro do Rio Grande do Sul, abrir o I Fórum da Igreja Católica, realizado na sede da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
    Reprodução: Jornal Correio do Povo, 21/09/2007

  • Com a temática "Assim se movimentou o Gaúcho, o Desfile Farroupilha atraiu mais de 25 mil pessoas, segundo dados da Brigada Militar. Além de peões e prendas vestidos a caráter, o evento contou com carretas puxadas por bois e tocados por carreteiros, dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) Prenda Minha, Cruzeiro do Sul, 93 e do Grupo de Artes Nativas Campo Aberto.
Reprodução: Jornal Correio do Povo, 21/09/2007


2010 - De acordo com informações da Brigada Militar, mais de 30 pessoas foram acompanhara o Desfile Farroupilha que contou mais de 3 mil peões e prendas de 70 entidades tradicionalistas da cidade. A "aposentadoria" da égua Chimbica, de 30 anos, usada há 25 anos pelo 6º Regimento de Polícia Montada chamou a atenção de todos que estavam presentes na avenida Sete de Setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário