14 setembro

14 de setembro

1910 - Notícia sobre exames escolares ganhava destaque no jornal Correio do Povo.

Reprodução: Jornal Correio do Povo, 14/09/2010

1999 - A Embrapa Pecuária Sul realizou um Dia de Campo sobre arroz e culturas alternativas. Evento foi realizado no auditório da entidade, com as seguintes palestras:

- José Alberto Petrini - cultura do arroz;

- Antônio André Raupp - cultura do sorgo;

- Marilda Porto - cultura do milho.

2001 - A direção do Correio do Sul repassou à Prefeitura Municipal a coleção de exemplares do jornal, fundado em 20 de setembro de 1914. O material seria repassado ao Arquivo Público, responsável pela guarda, ficando à disposição da comunidade. 

2003 - A avenida Sete de Setembro foi palco dos desfiles militar e cívico alusivos ao dia 7 de Setembro que foram transferidos em função do mau tempo. Com início às 13h30min, 1,5 mil soldados e mais 10,5 mil representantes de escolas e entidades participaram do evento.

2005 

  • Dirigentes do Grêmio de Porto Alegre estiveram em Bagé para prestar uma homenagem ao zagueiro da década de 1950, Raul Donazar Calvet. Na ocasião, eles colheram as marcas dos pés do ex-jogador que seriam colocadas na Calçada do time tricolor da capital.
  • Em adesão à greve nacional, todos os 40 funcionários do Centro de Distribuição Domiciliar da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ETC) paralisaram as atividades. Com isso, a entrega de correspondência domiciliar foi suspensa. 

2006

  • Chegava ao fim a XII Plenária do Fórum Estadual dos Conselhos Municipais de Educação do Rio Grande do Sul. O evento, realizado no Complexo São Pedro, reuniu representantes de 150 municípios que debateram temas ligados ao sistemas municipais de ensino, Educação Inclusiva e Ensino Fundamental de nove anos. Além disso, também foi elaborada a Carta de Bagé com uma síntese do que foi discutido.
  • A falta de chuva e os baixos preços pagos aos produtores foram os motivos apontados pelo presidente da Associação dos Arrozeiros, Ricardo Zago, pela diminuição da área plantada na cidade. Dos 18 mil hectares plantados em 2005, apenas 4 mil foram plantados em 2006.
  • Apenas dois dos 35 carteiros em atividade não aderiram à greve nacional, o que acabou prejudicando o trabalho de entrega de correspondências. Apesar da paralisação nacional, o serviços de atendimento ao público e postagem não sofreu alteração.
2009
  • O bispo diocesano de Bagé, dom Gílio Felicio, participou do acendimento da Chama Crioula, no Parque Internacional, em Santana do Livramento. 
  • Com o objetivo de cuidar a qualidade das águas da região, foi empossada a primeira diretoria da bacia hidrográfica do rio Negro. O comitê, constituído com representantes de 30 entidades das cidades de Bagé, Hulha Negra e Aceguá, tinha como presidente Cláudio Neli Matins e Valdir Donich, na vice-presidência, com mandatos de dois anos, permitida recondução pelo mesmo período. A eleição foi coordenada pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH). 

2013 - O Hemocentro de Pelotas realizava a primeira coleta de sangue na cidade desde que assumiu a responsabilidade de abastecer a Santa Casa de Caridade e o Hospital Universitário, depois que Bagé deixou de contar com uma Unidade de Coleta a Transfusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário