1899 - Houve a inauguração de um chalé de madeira, com cobertura de zinco, na Praça Silveira Martins, primórdios do atual Coreto Municipal.
Local funcionou por 28 anos no centro da cidade Crédito: Carlos Peduzzi, in "Inventário Cultural de Bagé", de Elizabeth Macedo de Fagundes |
*Conforme consta no livro "Inventário Cultural de Bagé", escrito por Elizabeth Macedo de Fagundes, o intendente (prefeito) José Octávio Gonçalves contratou uma empresa para construir na Praça Voluntários da Pátria, atual Silveira Martins, uma espécie de quiosque. A empresa Prati & Rossel foi a responsável pela construção e, após pronto, explorou o local comercialmente por 12 anos. Diversos ecônomos administraram o local até a demolição da estrutura para a construção do atual Coreto Municipal.
1910 - A inauguração de um dos mais bonitos hotéis de Bagé era destaque no jornal Correio do Povo.
Reprodução: Jornal Correio do Povo, 09/09/2010 |
1952 - Fundação do Centro de Tradições Gaúchas - CTG 93, o segundo mais antigo do Rio Grande do Sul.
Crédito: Jornal Folha do Sul |
1999
- Segundo notícia publicada no jornal Correio do Povo, no primeiro ano de funcionamento, o Frigorífico Mercosul abateu 112 mil animais. Desse total, 22,4 mil (20%) bovinos foram adquiridos de produtores da região.
- Por volta das 04h, Juvenal de Souza Teixeira, de 43 anos, foi assassinado com dois tiros de revólver por Luis Neider do Couto Ferreira, de 38 anos, conforme notícia publicada no jornal Correio do Povo. A vítima estava no Libras Bar, localizado na esquina da avenida Sete de Setembro com a rua Dr. Pena, quando foi alvejada estava na rua. O autor foi preso em flagrante pela Brigada Militar, encaminhado à Delegacia de Frutos, Roubos e Capturas e, posteriormente, levado ao Presídio Regional de Bagé.
2001 - Foi lançada oficialmente a 89ª Expofeira de Bagé que tinha como slogan "Bagé, Capital das raças britânicas e carne de qualidade". A solenidade ocorreu no salão nobre do Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães. Durante a ocasião, foi exibido um vídeo demonstrando as potencialidades econômicas, culturais e sociais do município.
2002 - Entreva em funcionamento a Instituição de Crédito Comunitário, o Banco do Povo. A agência da Campanha estava apta a atender sete municípios da região e contava com capital inicial de R$ 946 mil, voltado a atender profissionais que não faziam parte do sistema de crédito tradicional como doceiras, carpinteiros, encanadores e costureiras.
2003 - Policiais da 2ª Delegacia de Polícia trabalhavam para investigar a morte de Teodora Fará Braga, de 63 anos, encontrada sem vida junto a uma ponte, na BR-153 próximo ao Passo das Pedras. A vítima tinha duas lesões na cabeça e foi perfurada por 15 facadas.
2005 - Professores da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) interromperam as aulas durante todo o dia para manifestar contra os problemas financeiros da instituição que gerava constantes atrasos no pagamento dos salários.
2006 - O candidato a governador do Estado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Olívio Dutra, cumpriu agenda na cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário