1862 - Lançamento da pedra fundamental da Igreja de São Sebastião.
Início da construção, em 1862 Crédito: Eurico Salis, in "Inventário Cultural de Bagé", de Elizabeth Macedo de Fagundes |
*De acordo com o livro "Inventário Cultural de Bagé", escrito por Elizabeth Macedo de Fagundes, a primeira fase da construção só foi concluída 16 anos depois e teve como arquiteto responsável José Obino. Outro aspecto interessante abordado na publicação é que, "além dos auxílios dos cofres provinciais dos donativos dos fiéis, das quermesses e festivais promovidos pela comissão de obras, a construção recebeu 12 contos de réis de Carlos Martins. Ele condicionou esse auxílio a ter seu túmulo na base de uma das torres da igreja".
1906 - Fo i realizado o primeiro jogo de futebol em Bagé.
*Conforme consta no livro "Inventário Cultural de Bagé" e segundo Cláudio Lemieszek, o Sport Club Rio Grande trouxe 22 jogadores para formarem dois times que se apresentaram no Hipódromo 20 de Setembro, atual Parque Visconde de Magalhães.
1918 - Jornal Correio do Povo noticiava as tratativas [ara realização de novas obras no centro da cidade.
Reprodução: Jornal Correio do Povo, 07/07/2018 |
1920 - Era destaque no jornal Correio do Povo a cerimônia de enterro dos restos mortais de Gaspar Silveira Martins.
Reprodução: Jornal Correio do Povo, 07/07/2020 |
1970 - Fundação do Centro de Pesquisa Folclóricas Sentinela da Fronteira, atual CTG Sentinela da Fronteira.
1998 - Chegava ao fim a Festa das Nações no Mercosul. O evento, realizado no ginásio Presidente Médici, o Militão, foi promovido pela Rede Vida, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo. No local, foram montadas 12 tendas, cada uma delas representando a cultura dos países participantes através da culinária, vestimenta, artesanato e danças típicas.
1999 - A chuva e o granizo que começaram a cair ainda na madrugada fez com que fosse suspenso o desfile de 7 de Setembro. Por volta das 8h, o dia escureceu e a forte chuva provocou alagamentos e queda de árvores por causa da força do vento.
2003 - O desfile de 7 Setembro programado para às 14h teve que ser adiado para o dia 13 em função que começou a cair por volta das 13h30min no centro da cidade.
2005 - O desfile do Dia da Independência foi marcado por um princípio de tumulto em frente ao palanque oficial quando a Brigada Militar tentou impedir a passagem do grupo apartidário Brasil de Luto. Os 150 integrantes do movimento exibiram faixas e malas para condenar a situação política atual. Além deles, o desfile contou com a participação de militares, estudantes e representantes da sociedade civil.
2007 - Um jovem de 14 anos morreu afogado. O corpo de Tiago Amauri Soares Silveira, de 14 anos, foi achado pelo Corpo de Bombeiros próximo à sede do Clube Recreativo Brasileiro.
2009 - Um forte temporal com ventos de 140 quilômetros por hora, segundo controle de navegação da Infraero, provocou o desabamento de dez residências e deixou outras 40 destelhadas. O Corpo de Bombeiros atendeu mais de cem chamadas de moradores dos mais variados pontos, a maioria pedindo material para ajudar a cobrir as casas destelhadas, fazendo com que fosse distribuídos mais de mil metros quadrados de lona plástica. A força da ventania também derrubou o palanque oficial destinado às autoridades que iriam acompanhar o desfile do Dia da Independência. Por causa do mau tempo, a Caminhada Cívica com escolas e entidades foi cancelada, sendo mantido o desfile dos militares.
Reprodução: Jornal Correio do Povo, 08/09/2009 |
2010 - O jornal Correio do Povo dava destaque à participação do único ex-combatente vivo da Força Expedicionária Brasileira da Região da Campanha. João Francisco Silva, com 86 anos na época, desfilou em um carro usado na Segunda Guerra Mundial. Em entrevista ao jornal, ele se mostrou feliz por participar e, ao mesmo tempo, estava triste pela ausência dos ex-colegas já falecidos. "Quando começamos a participar dos desfiles militares, após retornarmos da guerra, éramos 33 ex-combatentes em Bagé", relembrou.
Reprodução: Jornal Correio do Povo, 08/09/2010 Obs: João Francisco faleceu no dia 28/06/2020 |
2014 - Eram concluídas as gravações do curta-metragem "Latorre: alma, terra e sangue", dirigido por Adriana Gonçalves, que teve como um dos participantes o ator e político bajeense Sapiran Brito.
2015 - Alunos do Curso de Comunicação Social da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) estiveram na plateia durante a exibição ao vivo do programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo.
2020 - Morreu, aos 82 anos, o professor Maurício Proença de Campos. Além do trabalho na área da educação, ele também foi vereador, entre 1983 e 1988, e secretário de educação do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário