17 julho

17 de julho

1811 - Fundação de Bagé por Dom Diogo de Souza.

*No livro "Inventário Cultural de Bagé", de Elizabeth Macedo de Fagundes, consta que Dom Diogo, nascido em 17 de maio de 1755, em Lisboa, era Doutor em Matemática pela Universidade de Coimbra e General do Exército Português. No sul do Brasil, fez a implantação dos municípios de Porto Alegre (em que foi um dos responsáveis pela ampliação do perímetro urbano, abrindo a estrada do Caminho Novo, atual Voluntários da Pátria), Santo Antônio da Patrulha, Rio Pardo, Rio Grande e Bagé.

**Ainda no mesmo livro, está registrado que a região onde atualmente é Bagé estava sob jurisdição espanhola, tanto que, em 1801, Portugal e Espanha entraram em guerra. Após o fim do conflito, a paz foi celebrada entre os dois países e Portugal acabou ficando com os territórios conquistados no combate, entre eles a região de Bagé. 
Anos depois, em 1810, um cidadão chamado José Artigas, no interior do Uruguai, resolveu chefiar um movimento contra os Espanhois. Em função disso, Dom Diogo de Souza foi escalado para chefiar o "Exército Pacificador da Banda Oriental" para intervir na região do Prata e combater os revolucionários chefiados por Artigas. Em janeiro de 1811, Manoel Marques de Souza, Marechal de Campo escolhido por Dom Diogo, faz um acampamento aos pés dos Cerros de Bagé, em que foram construídos um armazém e um hospital de "pau a pique". Foi no dia 17 de julho de 1811, data de fundação de Bagé, que o exército deixou o acampamento partindo em direção a Cerro Largo, no Uruguai. Como fazia muito frio, Dom Diogo resolveu deixar parte dos soldados, comerciantes e mulheres que vieram junto. Tenente Pedro Fagundes de Oliveira acabou sendo nomeado por Dom Diogo para manter a ordem no acampamento de Bagé. No local, começou a surgir uma vila, composta por muitos ranchos de torrão cobertos de palha, que oferecia água, lenha e proteção natural. Dali em diante, com o passar do tempo, Bagé passou a crescer cada vez mais. 

1998 - O então deputado federal Luis Fernando Mainardi sofreu um acidente no km 309, da BR-290, perto de Cachoeira do Sul, quando se dirigia de Bagé para Tapera. O veículo, conduzido por Gleniocir Sebages Soares, que nada sofreu, capotou depois que passou por uma poça de água. O parlamentar sofreu lesões no ombro e na clavícula e precisou ser internado no hospital de Cachoeira do Sul.

2003 - Em homenagem aos 192 anos do município, foi realizada uma exposição, no Arquivo Público Municipal, com textos e fotos sobre a história da cidade.

2005 - Realizado o vestibular de inverno da Universidade da Região da Campanha (Urcamp). Somente no campus Bagé, foram ofertadas 770 vagas disputadas por 976 inscritos. A abstenção foi de aproximadamente 20%.

2010 - Inaugurado, na Praça de Esportes, o relógio digital com a contagem regressiva para o aniversário de bicentenário da cidade.
Reprodução: Jornal Correio do Povo, 19/07/2010

2016 - Após vencer o time do Nova Prata por 2 a 0, o Guarany se classificou para a final da Terceirona Gaúcha, disputada contra o Gaúcho, de Passo Fundo. A vitória conquistada no estádio Estrela D'Alva veio com dois gols de Bruno Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário